segunda-feira, 23 de maio de 2016

TEMA – Paciência em Meio à Crise DIVISA – Salmos 42:5 - Pregada no dia 22/05/16 na Igreja Btista El Shadday em jaguaquara -Ba



TEMA – Paciência em Meio à Crise
DIVISA – Salmos 42:5

¬ “Aquele que consegue vencer outros é forte, mas aquele que vence a si mesmo é muito poderoso” (Lao – Tse).

** Salmos 42:5 - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? 
 Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

¬ ESPERA = YABAL = Ser Paciente; Permanecer confiando; Aguardando.
¬ LOUVAREI = YADBAB = Estender as mãos abertas; Adorar; Fazer confissão – Como verbo é: Reconhecimento do que é Correto com relação a Deus, em Louvor e Ação de Graças.
¬ SALVAÇÃO = YSUAB = Libertação; Resgate; Ajuda; Bem-Estar; Prosperidade; Cura; Segurança etc.

¬ “Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem seu consentimento”. (Eleanor roosevelt).
** Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

** Jó 1:20-21
20 - Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21 - E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
** Jó 3:1-5
1 - DEPOIS disto abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.
2 - E Jó, falando, disse:
3 - Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
4 - Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
5 - Contaminem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; a escuridão do dia o espante!
** Jó 19:2 - Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras?
** Jó 19:25-26
25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
26 - E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.

¬ “Não deixe o que você não pode fazer interferi naquilo que você pode fazer”. (John Wooden).

** II Samuel 22 – Davi relata um dos momentos mais difíceis de sua vida, talvez o pior!

** Salmos 40:1-3
1 - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 - E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
** Salmos 27:14 - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
** Lamentações 3: 18-26 – Jeremias vive um declínio  e uma ascensão em sua vida, o texto mostra que ele estava vivendo uma Crise de Identidade, Existencial, Política, Econômica, Religiosa etc.

** Lamentações 3:18-26
18 - Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.
19 - Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20 - Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.
21 - Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

¬ Precisamos nos motivar a ver as circunstâncias difíceis como meio de crescimento e desenvolvimento em todas as áreas de nossas vidas, pense nisso, você é o único que pode se motivar, ninguém mais é capaz de fazê-lo, pois do coração é que procede as saídas da vida, como diz em Provérbios 4:23, ou seja, de dentro para fora e não as palavras que ouvimos, mas a decisão que tomamos”.

** Habacuque 3:17-19
17 - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 - Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 - O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. 

¬ Essa mensagem eu preguei no dia 22/05/16 na Igreja Batista El Shadday, sede – Jaguaquara- Ba. Assista essa e outras mensagens em nosso canal no Youtube.

Deus Abençoe Você!

Pr. Jair Pontes em 22/05/2016

(Ouça a nossa Web Rádio – www.batistaelshaday.com.br)

Visite uma de nossas Igrejas: Sede em Jaguaquara na Palmeira; Congregação no São Jorge; Congregação nas Duas Pontes; Congregação no Santo Estêvão (Zona Rural); Congregação na Palmeira (Nova Aliança); Congregação em Itiruçu, no Centro da Cidade.

Nenhum comentário:

Dia das Mães - 2024