Estudos

<iframe src="//www.slideshare.net/slideshow/embed_code/43765904" width="476" height="400" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe>


Aulas de Casamento
 “Encontrar uma esposa é encontrar a felicidade, é obter um favor de Deus” Pv. 18:22.
Segredos para um Casamento Duradouro:
I.  Companheirismo “Não é bom que o homem esteja só” Gn. 2:18.

¬ A triste solidão experimentada pelo homem é resolvida pela companhia da mulher sempre que essa mulher haja sido pessoalmente dada por Deus…

II. Ajuda Mútua“Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” Gn. 2:18.

b. A expressão “auxiliadora idônea” traz a ideia de um ser que tem a capacidade de prestar o auxílio necessário e que está num nível de igualdade por ser equivalente ao homem…

III. Adaptação dos Cônjuges“Vós Mulheres....” “Vós Maridos....” Cl. 3:18,19, 23, 24.

¬ Só há um principio de respeito mútuo na vida familiar quando, ambos os cônjuges aceitam-se como são, entendendo que são diferentes, e essas diferenças precisam ser respeitadas.
Ilustração infantil. Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma  escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher  as disciplinas.  O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O  Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito, incluíram tudo, mas… cometeram  um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem  todos os cursos oferecidos.  O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria  como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa Coelho”. Ele saltou lá  de cima e “pluft”… coitadinho! Quebrou as pernas. O  Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr  também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as  asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais  cavar buracos.
MORAL. Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feitos, então ame seu cônjuge como ele é e respeite suas ‘diferenças’. Ef. 5:28-33.
IV.Renúncia– “O que quereis que os homens vos façam, façais vós primeiro”. Mt. 7:12.
¬ O egoísmo é fatal para o matrimônio, por isso o cônjuge precisa: amar, dar, sofrer, suportar… I Co. 13:4-8. A felicidade só é completa quando cada cônjuge busca o melhor para o outro, pois é o prêmio para os abnegados.
V. Boa ComunicaçãoPara se comunicar é necessário ter um entendimento emocional, mental e físico das diferenças entre um homem e uma mulher. As mulheres, por exemplo, costumam se comunicar com mais riqueza de detalhes, os homens são mais objetivos. As mulheres são mais emocionais, os homens mais racionais. “Confessai as vossas culpas uns aos outros...” Tg. 5:16.
Deus abençoe vocês!
Pr. Jair Pontes

As Bem-aventuranças de Casamento
I. Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a novidade dos primeiros anos passou.

II. Bem-aventurado o casal que é educado e cortês um com o outro como eles são com seus amigos.

III. Bem-aventurados são aqueles que têm senso de humor, pois este atributo é um grande ‘amortecedor de choques’.

IV. Bem-aventurados são aqueles que amam seus companheiros mais do que qualquer outra pessoa no mundo e que cumprem com alegria seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.

V.Bem-aventurados os que se lembram de agradecer a Deus por sua comida, e que separam tempo para a leitura de Bíblia e Oração diariamente.

VI. Bem-aventurados os cônjuges que nunca levantam a voz para o outro e que fazem de seu lar um lugar onde palavras encorajadoras sempre são ouvidas.

VII. Bem-aventurado o marido e a esposa que sabem lidar com suas diferenças e se ajustam sem a interferência dos parentes.

VIII. Bem-aventurado é o casal que tem um completo entendimento das finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.

IX. Bem-aventurados são o esposo e a esposa que humildemente dedicam sua vida e seu lar a Deus e que praticam seus ensinamentos sendo leais amorosos e não egoístas.
X. Bem-aventurado é o esposo e a esposa que é a pessoa certa e não busca a pessoa certa

¬ A Bíblia é nosso manual e se quisermos ter êxito é preciso examinar nEla o que fazer para ser bem sucedido, e, é nEla que encontramos a melhor definição de amor que foi dada pelo próprio Deus em I Co. 13: 4-8 (NTLH):
4 Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento,nem orgulhoso, nem vaidoso.
5 Quem ama não é grosseiro nem egoísta;não fica irritado, nem guarda mágoas.
6 Quem ama não fica alegre quando alguémfaz uma coisa errada,mas se alegra quando alguémfaz o que é certo.
7 Quem ama nunca desiste,porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
8 O AMOR É ETERNO."
¬ ‘O problema não é tanto em encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa no casamento. Se quisermos ter uma Princesa, precisamos ser um Príncipe e vice-versa’.
Deus abençoe vocês!
Pr. Jair Pontes


Aulas de Casamento
Como você definiria "casamento"? Veja qual destas definições é a melhor e se adequa a você.
  • "Um mal necessário" – Você concorda?
  • "Casamento é semelhante à gaiola: Os pássaros que estão fora ficam desesperados para entrar, e os que estão dentro, desesperados para sair".
  • "O casamento é uma nova vida existente em duas pessoas" (uma só carne) – Como a massinha de modelar que as crianças usam na escola. São de cores diferentes, mas quando unidas se entrelaçam, sem perder a identidade.
  • A Bíblia diz:E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Gn. 2: 23, 24.
"O alvo da união conjugal não é pensar igual, mas pensar juntos".
Um casal escreveu seu próprio compromisso de casamento. Vejam com que seriedade aceitou este compromisso: "Não consideraremos a opção do divórcio". Considerar o divórcio uma "opção" é enfraquecer o casamento. É necessário um compromisso sério. Uma união construída sobre a base: "Viveremos juntos enquanto o amor durar" não pode ser duradouro. A base deve ser: "Amaremos um ao outro enquanto vivermos".

O compromisso mútuo é maior que os problemas. Casamento feliz não é aquele sem problemas, mas aquele em que o casal enfrenta junto à situação. Amor não é tanto um sentimento, mas um compromisso de agir em amor.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício à felicidade, mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Descobrimos que são as pequenas coisas que constroem ou destroem um casamento.
Quantos casamentos fracassam, porque o casal deixou de demonstrar os pequenos atos de bondade, de carinho, de pronunciar pequenas palavras de amor.Quanta coisa pequena fica na mente apenas. É preciso expressar em amor: "Por favor"; "Com licença"; "obrigado"; "deixe-me ajudar"; "desculpe". Palavrinhas mágicas, tão pequenas... ‘mas grandes’!
Troca de palavras carinhosas, verdadeiros tesouros! Um toque de ternura transforma uma manhã sombria em canção alegre.Como têm impacto nos filhos estas atitudes de amor e dedicação às coisas pequenas! O fracasso repentino não existe. Pequenas coisas foram minando a base
"Amar alguém é mais do que um sentimento forte. É uma decisão, uma promessa".
"Depois da lua-de-mel o recém-casado pergunta à esposa: Querida, você se importa se eu lhe falar sobre alguns defeitinhos seus? De modo nenhum, respondeu a jovem esposa, foram esses defeitinhos que me impediram de conseguir um marido melhor, querido".
O que aprendemos? Não devo tentar mudar o meu cônjuge, mas sim, amá-lo e aceitá-lo.Uma das primeiras tentações no casamento é que um ou ambos queiram bancar o "criador" e criar o outro novamente "segundo a sua própria imagem".
Ela é a esposa que você precisava e vice-versa. Agradeça a Deus por ele (ela), não procure mudá-lo (la). Louve a Deus pela vida Dele (dela).
Somos demais exigentes com o nosso cônjuge. Precisamos admitir a nossa própria fragilidade e sermos mais tolerantes... e não esperar demais do outro.
Ame o cônjuge que tem, e não o cônjuge imaginário. Procuremos fazer o melhor, passando por cima de muita coisa, perdoando, renunciando, amando muito.
Os quatro A’S para vencer no casamento: ACEITAR – ADMIRAR – ADAPTAR – APRECIAR.
Os Dez Mandamentos dos Casais
I - Nunca irritar-se ao mesmo tempo.

II - Nunca gritar um com o outro.

III - Se alguém deve ganhar numa discussão, deixar que seja o outro.

IV - Se for inevitável repreender, fazê-lo com
amor.

V - Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado.

VI - A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge.

VII - Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo.

VIII - Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra

IX - Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas.

X - Quando um não quer dois não brigam.
Essa sequência é flexível, mas é interessante que seja observada com muito cuidado. A bem da verdade a vida a dois não começa no altar, por esta razão que existe o namoro, noivado antes do casamento, ou seja, uma preparação com ajustes necessários e imprescindíveis para que chegando o dia do casamento as coisas já estejam bem definidas e ajustadas.
1ª O que você não gosta nele(a) e não teve coragem de falar –
2ª Conseguirá viver com esse defeito para o resto da vida?
3ª Como pretende cultivar esse amor entre vocês?
4ª Dê uma nota de 0 a 10 no quesito namoro entre vocês –
5ª Dê uma nota de 0 a 10 no seu namorado(a)
6ª Dê uma nota de 0 a 10 no grau de defeito do seu namorado(a) -
Deus abençoe vocês de maneira toda especial e que o amor seja uma prática na vida de vocês e que o Senhor Jesus seja sempre o Porto Seguro e a bússola de suas vidas e casamento para que tenham êxito em todas as coisas.
Pr. Jair Pontes
 



1ª Aula de Batismo
O batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão.
Imersão ou Submersão significa imergir ou mergulhar. É a forma de batismo caracterizada pela imersão total em água, adotada por algumas das igrejas cristãs inclusive nós os Batistas. O significado da palavra baptizo no grego é, essencialmente, "mergulhar" ou "imergir", não aspergir. As descrições de batismos no Novo Testamento sugerem que as pessoas desceram às água para serem imersas, sendo que a água poderia ser trazida a eles em um recipiente para ser aspergida ou derramada (Mt. 3:6,16), “ele subiu para fora da água”; (Jo. 3:23),"muita água havia”; (At. 8:38),"caiu na água". A imersão se encaixa no simbolismo de ser enterrado com Cristo (Rm. 6:1-4), (Cl 2:12).
 Efusão ou Afusão significa derramar ou entornar. Denomina também uma forma de batismo, onde a água é derramada sobre a cabeça do neófito. Na prática é similar à aspersão como modo de batismo. Fusão é outra maneira possível de realizar um batismo. É a situação em que o neófito entra na água sem submergir, mas também lhe é derramada água sobre a cabeça.
Aspersãosignifica aspergir, borrifar ou respingar. Na prática, é muito similar à efusão, pois a intenção é derramar água sobre o batizando. No Batismo por aspersão a água é derramada sobre a cabeça do batizando. Esta forma é adotada por algumas igrejas cristãs, em especial a Igreja Católica e os primeiros movimentos protestantes surgidas com a Reforma, tais como as Igrejas Luteranas, Anglicanas, Presbiterianas, Congregacionais e a Igreja Metodista do Brasil.
Que ato está associado com a crença do evangelho? – Mc. 16:15-16 – Seja batizado.
Quando as pessoas sentiram uma convicção no dia do Pentecoste, que lhes disse Pedro que elas teriam que fazer?At. 2:38 - Arrependei-vos.
Que representa o batismo? – At. 22:16 – Levanta  e batiza-te e lava os teus pecados.
De acordo com as Escrituras, quantos batismos há?Ef. 4:5 “...Um só batismo”.

Como se descreve este batismo?Rm. 6:2-7 “... Batizados na morte de Cristo Jesus.

Que aconteceu quando Jesus foi batizado? –Mt. 3:16-17 “...Saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Em que nome são batizados os crentes?Mt. 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Como e onde Felipe batizou o eunuco convertido?At. 8:36-39 “E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.”

Quais são os requisitos prévios para o batismo?At. 8:12 “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.”

Igreja Batista El Shadday
“Levando a Palavra de Deus a sério”
Pr. Jair Pontes

2ª AULA DE BATISMO

1 – A ORIGEM DO BATISMO.
a – No A.T. como purificação - Ex. 29:4 – 40:12
b – No N.T. Ministrado por João Batista -  Mt. 3:5,6
c – No N.T. Ministrado para o próprio Jesus - Mt. 3:13
d – Jesus mesmo realizava batismos - Jo. 3:22; 4:2
e – Os apóstolos batizavam - At. 2:41; 8:12.

2 – A ORDENANÇA DO BATISMO E DA SANTA CEIA.
a – O batismo ordenado por Deus a João - Jo. 1:33 e Jo. 1:6
b – Ordenado por Jesus - Mt. 28:19
c – Ordenado pelos apóstolos - At. 2:38; 10:48; 1Co. 11:23-32
d – Todos os membros devem participar do PÃO E DO CÁLICE - Lc. 22:17,19
e – Porque não batizamos crianças - Mc. 10:13-16; Lc. 2:22; Mc. 16:16

3 – O SIMBOLISMO DO BATISMO.
a – Morte - Rm.  6:1-3; 5,6b,7,8,11
b – Sepultamento - Rm. 6:4; Cl. 2:12
c – Ressurreição - Rm. 6:4b, 9, 10; Cl. 3: 1-9.
d - Novo nascimento - Jo. 3: 3-7.

4 - PRIVILÉGIOS DO MEMBRO DA IGREJA
a - Não ser mais servo do pecado - Rm. 6: 6b.
b - Fazer parte do corpo Esp. de Cristo, A IGREJA - Jo. 6: 52-57.
c - Sentir a prova do perdão e da comunhão com Deus - Rm. 5: 8,9.
d - Viver perto e ter paz com Deus - Ef. 2: 11-13; Cl. 1: 20,23

5 - DEVERES E RESPONSABILIDADES DO MEMBRO
a – Crer - Mc. 16: 16; Hb. 11: 6. Tg. 2: 14,17.
b - Arrepender-se - Mt. 3: 11; Lc. 3: 7,8.
c - Andar em nova vida - Rm. 6: 4c, 12-14; 1Co. 11: 27-31.
d -Ter e estar aprendendo pela Palavra-  Mt. 28: 19,20.
e - Ser um mantenedor da Obra de Cristo -
1) A prática do dízimo, anterior a Lei de Moisés. Gn. 14: 20; 28: 22.
2) A ordenança do dízimo, dada aos judeus. Lv. 27: 30-32.
3) A significação espiritual do dízimo, honrar a Deus. Pv. 3: 9,10.
4) O lugar onde levar o dízimo, à Casa do Tesouro. Ml. 3:10.
5) A aprovação do dízimo por Cristo. Mt. 23: 23; Lc. 18: 11,12.
6) O sentimento que deve possuir o que dizima. 1Cr. 29: 14; 2Co. 9:7.
7) A última referência bíblica ao dízimo. Hb. 7: 1-10

 6 - AS BÊNÇÃOS ASSOCIADAS AO BATISMO
        a)     Remissão de pecados - At. 2:38; Tt. 3:5; Hb. l0:22
       b)    Novo nascimento e entrada no Reino de Deus - Jo. 3:3, 5; Tt. 3:5
       c)     Designadamente para união com Deus, participação na obra de Cristo, e
       d)     Incorporação no seu corpo - Mt. 28:19; At. 8:16; 19:5; Rm. 6:1-11; 1Co. 12:13; Gl. 3:27
A outra ideia principal no batismo de nosso Senhor é a ideia de filiação. Após isso, não só a própria filiação, Gl. 3:26-27, mas todas as bênçãos necessárias para a filiação são associadas ao Batismo.
Igreja Batista El shadday
Levando a Palavra de Deus Sério
Pr. Jair Pontes

Nenhum comentário:

Clame por Jesus - Vanda Barros