sábado, 9 de dezembro de 2017

Tipos e Significados para a palavra Pecado

Esboço de Sermão à sua Disposição!

TEMA – Tipos e Significados para a palavra Pecado
TEXTO – I João 3: 4, 5, 8

¬ A palavra Pecado não é muito popular, até porque nem todos se acham pecadores, e isso se dá muitas vezes por um conceito equivocado do nome (termo), bem como pelo relativismo clássico de interpretar a Bíblia à sua maneira de pensar e achar – “é errado pra você, mas pra mim não, eu não entendo assim, não é assim que diz as Escrituras, mesmo que aconteceu com Eva quando a serpente disse, ‘não foi assim que Deus disse’?!

Vamos entender:

1º - HAMARTIA = Errar o Alvo; Não atingir o Alvo e nem alcança-lo! ¬ É assim: Se não formos o que deveríamos ter sido, erramos o alvo. Ex: se eu sou pai e não cumpro com minhas obrigações de pai, erro o alvo etc.

2º - PARABASIS = Cruzar ao outro lado; Cruzar a linha do bem e do mal! ¬ É assim: Estamos sempre na linha certa entre o amor e o ódio, ou volta e meia chegamos pra lá ou pra cá? Ex: Somos sempre honestos, devolvemos o troco que não é nosso, ou um dinheiro que caiu no chão e nós vimos e o dono não e não tem mais ninguém na rua, devolveremos?

3º - PARAPTOMA = Escorregar; Um escorregão no caminho molhado! ¬ É assim: Uma reação imediata por uma ação que nos foi feita. Ex: Algo que nos escapuliu, mas não foi intencional, uma palavra ou gesto que saiu ‘sem querer’, mas não tive a intenção!

4º - ANOMIA = Agir fora da Lei; Conhecer a Lei, mas ignorá-la! É assim: Agir por conta própria, desafiando as Leias e proibições: Ex: Sei que é errado passar no sinal vermelho, mas vou passar assim mesmo, não tem ‘guardas’ pra ver, etc!

5º OFELEINATOS = Perdoe o que não pago, está no “Pai Nosso” – Nossa dívida! É assim: Deixar de cumprir o dever para com Deus e para com os homens. Ex: Compro, mas não pago! Sei que é errado ter dívida não pagas, mas não vou pagar a minha etc!

¬ Conhecendo todos esses significados da palavra Pecado, percebemos que Jeremias teve toda razão ao declarar em suas Lamentações que ‘ As misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos e se tornam novas a cada manhã’, Lamentações 3: 22-23.

Colossenses 2:14 – Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

João 8:7 – E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

Isaías 59:2 – Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

¬ O Pecado é uma doença universal e temos que trata-la como tal. É uma doença perigosa e contagiosa.

Mateus 5:28 – Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

I João 3:5, 8
5 - E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.


¬ Jesus é o único Meio pelo qual somos Livres do Pecado!

Nenhum comentário:

Dia das Mães - 2024